INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E DIREITO

PERSPECTIVAS PARA OS CARTÓRIOS EXTRAJUDICIAIS

Palavras-chave: Inteligência artificial. Direito. Cartórios extrajudiciais. Serventias de notas e de registro.

Resumo

Mediante revisão parcial, fragmentária e assistemática da literatura jurídica nacional dedicada à temática, colima-se no presente trabalho refletir, de modo contextualizado, sobre aplicações e impactos da tecnologia da inteligência artificial em serventias extrajudiciais. Sempre com objetividade, inicia-se a empreitada pela apresentação de algumas noções básicas sobre inteligência artificial. Em seguida, revisa-se panoramicamente os múltiplos sentidos e consequências que interrelacionam direito e inteligência artificial. É desenvolvido, então, por fim, um breve estudo contendo meditações iniciais sobre as perspectivas da inteligência artificial nos e para os cartórios.

Biografia do Autor

Rudinei Baumbach, UNIFIEO

Tabelião de Notas e de Protesto de Letras e Títulos da Comarca de Embu das Artes – SP. Mestre em Direito, Estado e Constituição pela Universidade de Brasília (UnB). Mestrando em Direitos Humanos pelo Centro Universitário FIEO (UNIFIEO). E-mail: rudinei_baumbach@yahoo.com.

Alexsandro Silva Trindade

5º Tabelião de Notas da Capital – SP. Especialista em Direito Registral e Notarial pela Escola Paulista da Magistratura (EPM) e em Direito Constitucional Aplicado pela Faculdade Damásio de Jesus. E-mail: trindade.alexsandro@gmail.com.

Publicado
2023-12-29
Seção
Artigos