Os IMPACTOS NA PRÁTICA REGISTRAL APÓS A ADAPTAÇÃO TECNOLÓGICA DOS CARTÓRIOS DURANTE O ENFRENTAMENTO DA PANDEMIA DA COVID-19
Resumo
A pandemia da COVID-19 impactou a prática registral no Brasil, em relação à adoção de tecnologias pelos cartórios e serventias. Devido à necessidade de distanciamento social, os serviços notariais precisaram se adaptar rapidamente à digitalização e ao atendimento virtual. Nesse sentido, o objetivo geral deste estudo é analisar quais foram os impactos ocasionados na prática registral durante o enfrentamento da pandemia da Covid-19. Para tanto, a metodologia utilizada foi uma revisão bibliográfica, dedutiva e qualitativa, realizada por meio da consulta a livros, artigos científicos, teses e monografias, que tratam da presente temática, bem como a legislação pátria. O estudo apontou que essa transição tecnológica devido à pandemia de Covid-19 permitiu que muitos serviços pudessem ser realizados de forma remota, sem a necessidade de contato físico, garantindo a continuidade dos serviços essenciais. No entanto, a adoção de novas tecnologias também trouxe desafios, como a necessidade de investimentos em infraestrutura e capacitação de profissionais para atuar com as novas ferramentas. Mesmo assim, a pandemia acelerou a modernização dos cartórios e serventias no Brasil.
Copyright (c) 2023 Revista de Direito Notarial
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao publicar o artigo científico, o autor confirma que o trabalho é original e não foi anteriormente publicado em qualquer outro livro periódico ou físico ou digital e, caso contrário, deve apresentar a reserva com as respectivas informações da publicação. Ele também atribui os direitos autorais do artigo à revista que disponibilizará seu conteúdo gratuitamente através do portal, sem, no entanto, atribuir a qualquer outra revista ou editor o material para publicação, a menos que previamente autorizado pelo autor.